Ficha de Leitura
Dados de
identificação da obra
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Saberes
Docentes: um desafio para acadêmicos e práticos.
Autores:
FIORENTINI, Dario; SOUZA JR, Arlindo José de; MELO, Gilberto Francisco Alves
de.
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1.
Objetivos
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Discutir sobre os tipos de saberes fundamentais
à profissão docente, a natureza destes saberes no processo de produção e
investigação da pratica pedagógica.
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2.
Principais
Conceitos
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Saberes acadêmicos X saberes
dos professores
Aponta
o distanciamento e estranhamento entre os saberes científicos, e os saberes
da prática docente. (P. 310 e 311).
Significados
dos termos “conhecimento” e “saber” : conhecimento –produção cientifica
sistematizada e acumulada historicamente com regras mais rigorosas de
validação tradicionalmente aceitas pela academia; Saber – modo de
conhecer/saber mais dinâmico, menos sistematizado ou rigoroso e mais
articulado a outras formas de saber fazer relativos à prática. (p. 312)
Saberes docentes como foco de
estudo e interesse breve histórico
Até pouco tempo a seleção de professores centrava
no conhecimento que ele deveria possuir acerca de sua disciplina;
Década de 70 - valorização dos aspectos didático
metodológicos;
Década de 80 – dimensão sócio-política
Década de 90 – reconhecimento da complexidade da
prática pedagógica, mas ainda valorização dos interesse-instrumental,
interesse prático e raramente interesse emancipatório; (p 314 e 315).
Lee Shulman e os conhecimentos
do professor numa perspectiva renovado do “paradigma perdido”
Lee
Schulman constatou nas pesquisas e concursos seletivos para professor o
privilegiamento de questões didático-pedagógicas de natureza geral e/ou
técnica em detrimento de conhecimento sobre o conteúdo de ensino e a forma como estes eram ou poderiam ser
trabalhados pedagogicamente em sala de aula.
Atribui
importância à reflexão teórica e epistemológica do professor sobre as
matérias que ensina.(315)
Categorias
de conhecimento: - conhecimento da matéria que ensina; - conhecimento
pedagógico (da matéria); - conhecimento curricular.(316)
Seguindo
a mesma linha de Shulman outros conhecimentos poderiam ser destacados:
Conhecimento Cultural (Imbernón).(317)
Se
contrapondo às idéias de Shulman , Sockett considera que é a formação teórico-espistemológica que permite ao professor refletir
criticamente e perceber as relações mais complexas da prática. (319)
Britt-Mari Barth e o saber
docente em elaboração na prática
Uma das
preocupações centrais de Barth diz respeito à formação dos professores diante
do problema do saber. Segundo suas observações o saber é ao mesmo tempo
estruturado, evolutivo, cultural, contextualizado e afetivo.(321)
Barth
destaca e explora aspectos diferentes de Shulman sobre o conhecimento /saber
do professor, sobretudo as características pessoais, contextuais e culturais
do saber docente.(323)
Carr e Kemmis e Freire: os
saberes docentes num contexto de práxis emancipatória
Partindo
das contribuições oferecidas pela escola crítica de Frankfurt, este autores
propõem que os próprios professores construam uma teoria de ensino por meio
da reflexão crítica sobre seus próprios conhecimentos práticos.(324)
Ao
conceber a prática pedagógica como uma práxis social, Carr e Kemmis mostram
que, no processo do trabalho pedagógico, os saberes tornam-se relativos,
mutáveis e assumem valores ético-políticos. Isto acontece porque os saberes
atendem aos interesses e valores daqueles que produzem a prática. (326)
A
reflexão ação que favorece a melhor articulação entre teoria e prática é a
pesquisa ação. Existem 3 tipos: técnica, prática e emancipatória. Os autores
vinculam o projeto pesquisa ação a um projeto político emancipador de
sociedade – o qual orientaria a direção e sentido em que a prática deve ser
melhorada. (329)
Freire
(Pedagogia da autonomia) – O professor produz uma prática pedagógica que pode
se tornar mais rica e significativa, se forem considerados saberes que dizem
respeito a ações pedagógicas coerentes com uma opção político-pedagógica
democrática ou progressista.
Deve
haver coerência entre a dimensão dos conhecimentos, a dimensão sócio-política
e a dimensão emocional-afetiva. (331)
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3.
Principais
Conclusões
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A
concepção de saber docente e de prática pedagógica reflexiva desafia o
professorando a possuir uma atitude investigadora e crítica ema relação à
prática pedagógica e aos conhecimentos historicamente produzidos e a
constituírem-se como principais responsáveis pela produção de seus saberes e
pelo desenvolvimento curricular de sua escola com base na investigação.
Campo
de investigação - A epistemologia da prática docente reflexiva-crítica, com
as seguintes perspectivas de discussão: * formação inicial; Formação do
professor; superação de práticas curriculares; projetos de pesquisa ação em
parceria professores universitários e professores do ensino médio e
fundamental.
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4.
Comentário
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Consideramos a leitura do texto pertinente. Não temos nenhuma dúvida da importância dos saberes docentes. Acreditamos
que somos capazes de construir novos saberes que nos possibilitem enfrentar
as diversas situações que se manifestam tanto na gestão da matéria de ensino
como na gestão das salas de aula. Somos pesquisadores e podemos dar mais
significado ao nosso trabalho, colaborando na construção de uma outra
realidade.
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5.
Palavras
Chave: Conhecimento,
saber, profissão docente, prática pedagógica, teoria e prática
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