terça-feira, 17 de abril de 2012

Sobre o Currículo


A necessidade do Currículo na Educação Infantil


Quando iniciei minhas atividades na Educação Infantil, como coordenadora de uma escola com 150 crianças. Tive o primeiro choque. Eu não sabia nada sobre as especificidades da Educação Infantil. Embora na graduação eu tivesse cursado esta disciplina, me sentia despreparada.

Encontrei meu norte com um livro de Sônia Kramer (Com a pré escola nas mãos). E conversando com as colegas mais experientes, testando algumas estratégias, cometendo alguns erros... Fui descobrindo a Educação Infantil.

Descobri também que eu não era a única, a desconhecer o caminho que precisava ser percorrido com a criança pequena. A maioria dos profissionais que convivi, sejam coordenadores, professores ou auxiliares de creche. Não realizavam reflexões sobre sua prática. Na maioria das vezes não havia o planejamento das ações. Era feito apenas o planejamento da rotina, de forma a ter atividades para todos os momentos.

Faltava um currículo. Faltava um documento pensado e construído de forma a garantir um caminho a ser percorrido. Não uma lista de conteúdos (nome, datas comemorativas, formas geométricas, cores, etc.), mas a descrição de  habilidades,  competências, aspectos do desenvolvimento deveriam ser trabalhados e observados nas crianças.

Ainda hoje vejo professores seguindo livros de Educação Infantil, com atividades de prontidão. E sei que muitos fazem isto porque precisam de uma caminho a seguir. E se não há o caminho da reflexão coletiva na escola, o autor do livro didático continua sendo um bom companheiro de caminhada.

E se não pensarmos, e não construírmos currículos para nossas escolas, coerentes com nossa visão de infância. Continuaremos com uma educação que preenche o tempo, mas que não satisfaz as necessidades e realiza as possibilidades.


Imagens Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário