segunda-feira, 2 de abril de 2012

Fichamento do Texto Saberes Docentes


Ficha de Leitura
Dados de identificação da obra
Saberes Docentes: um desafio para acadêmicos e práticos.
Autores: FIORENTINI, Dario; SOUZA JR, Arlindo José de; MELO, Gilberto Francisco Alves de.
1.      Objetivos
Discutir sobre os tipos de saberes fundamentais à profissão docente, a natureza destes saberes no processo de produção e investigação da pratica pedagógica.
2.      Principais Conceitos
Saberes acadêmicos X saberes dos professores

Aponta o distanciamento e estranhamento entre os saberes científicos, e os saberes da prática docente. (P. 310 e 311).
Significados dos termos “conhecimento” e “saber” : conhecimento –produção cientifica sistematizada e acumulada historicamente com regras mais rigorosas de validação tradicionalmente aceitas pela academia; Saber – modo de conhecer/saber mais dinâmico, menos sistematizado ou rigoroso e mais articulado a outras formas de saber fazer relativos à prática. (p. 312)

Saberes docentes como foco de estudo e interesse breve histórico

           Até pouco tempo a seleção de professores centrava no conhecimento que ele deveria possuir acerca de sua disciplina;
          Década de 70 - valorização dos aspectos didático metodológicos;
         Década de 80 – dimensão sócio-política
       Década de 90 – reconhecimento da complexidade da prática pedagógica, mas ainda valorização dos interesse-instrumental, interesse prático e raramente interesse emancipatório; (p 314 e 315).


Lee Shulman e os conhecimentos do professor numa perspectiva renovado do “paradigma perdido”

Lee Schulman constatou nas pesquisas e concursos seletivos para professor o privilegiamento de questões didático-pedagógicas de natureza geral e/ou técnica em detrimento de conhecimento sobre o conteúdo de ensino e a  forma como estes eram ou poderiam ser trabalhados pedagogicamente em sala de aula.
Atribui importância à reflexão teórica e epistemológica do professor sobre as matérias que ensina.(315)
Categorias de conhecimento: - conhecimento da matéria que ensina; - conhecimento pedagógico (da matéria); - conhecimento curricular.(316)
Seguindo a mesma linha de Shulman outros conhecimentos poderiam ser destacados: Conhecimento Cultural (Imbernón).(317)
Se contrapondo às idéias de Shulman , Sockett considera que é  a formação teórico-espistemológica  que permite ao professor refletir criticamente e perceber as relações mais complexas da prática.  (319)

Britt-Mari Barth e o saber docente em elaboração na prática
Uma das preocupações centrais de Barth diz respeito à formação dos professores diante do problema do saber. Segundo suas observações o saber é ao mesmo tempo estruturado, evolutivo, cultural, contextualizado e afetivo.(321)
Barth destaca e explora aspectos diferentes de Shulman sobre o conhecimento /saber do professor, sobretudo as características pessoais, contextuais e culturais do saber docente.(323)

Carr e Kemmis e Freire: os saberes docentes num contexto de práxis emancipatória

Partindo das contribuições oferecidas pela escola crítica de Frankfurt, este autores propõem que os próprios professores construam uma teoria de ensino por meio da reflexão crítica sobre seus próprios conhecimentos práticos.(324)
Ao conceber a prática pedagógica como uma práxis social, Carr e Kemmis mostram que, no processo do trabalho pedagógico, os saberes tornam-se relativos, mutáveis e assumem valores ético-políticos. Isto acontece porque os saberes atendem aos interesses e valores daqueles que produzem a prática. (326)
A reflexão ação que favorece a melhor articulação entre teoria e prática é a pesquisa ação. Existem 3 tipos: técnica, prática e emancipatória. Os autores vinculam o projeto pesquisa ação a um projeto político emancipador de sociedade – o qual orientaria a direção e sentido em que a prática deve ser melhorada. (329)
Freire (Pedagogia da autonomia) – O professor produz uma prática pedagógica que pode se tornar mais rica e significativa, se forem considerados saberes que dizem respeito a ações pedagógicas coerentes com uma opção político-pedagógica democrática ou progressista.
Deve haver coerência entre a dimensão dos conhecimentos, a dimensão sócio-política e a dimensão emocional-afetiva. (331)
3.      Principais Conclusões
A concepção de saber docente e de prática pedagógica reflexiva desafia o professorando a possuir uma atitude investigadora e crítica ema relação à prática pedagógica e aos conhecimentos historicamente produzidos e a constituírem-se como principais responsáveis pela produção de seus saberes e pelo desenvolvimento curricular de sua escola com base na investigação.
Campo de investigação - A epistemologia da prática docente reflexiva-crítica, com as seguintes perspectivas de discussão: * formação inicial; Formação do professor; superação de práticas curriculares; projetos de pesquisa ação em parceria professores universitários e professores do ensino médio e fundamental.
4.      Comentário
Consideramos a leitura do texto pertinente. Não temos nenhuma dúvida da importância dos saberes docentes. Acreditamos que somos capazes de construir novos saberes que nos possibilitem enfrentar as diversas situações que se manifestam tanto na gestão da matéria de ensino como na gestão das salas de aula. Somos pesquisadores e podemos dar mais significado ao nosso trabalho, colaborando na construção de uma outra realidade.

5.      Palavras Chave: Conhecimento, saber, profissão docente, prática pedagógica, teoria e prática

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